As verdades que ninguém te conta, mas que você precisa saber se quiser entender como aumentar o engajamento no Instagram.
Aumentar o engajamento no Instagram em 2020 é o grande desafio de quem tem um perfil na rede social.
Engajar não é somente sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo. Essa ação também diz muito sobre sua audiência, quanto as pessoas confiam na sua marca e quanto ela influencia quem te segue.
É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Acompanhe!
Pense bem: um seguidor que não reage às suas publicações, provavelmente não estará interessado em adquirir o que você oferece, sejam produtos, serviços ou informações. Do mesmo modo, se você é um influenciador digital, marcas não irão te contratar se seu público nunca reage as suas postagens.
Como evitar esse tipo de problema, sendo que 70% dos posts do Instagram não são vistos e parece cada vez mais difícil se destacar?
É necessário aumentar o engajamento no Instagram.
Mas para te ajudar, precisamos contar toda a verdade sobre esse assunto.
Por mais que algumas dicas sejam sempre recomendadas por aí, o que faz as interações com seu conteúdo acontecerem é uma série de fatores. E saber como aumentar o engajamento no Instagram exige que você entenda e aplique o que contaremos a seguir.
Parte 1
Tudo sobre engajamento
Parte 2
Como aumentar o engajamento no seu Instagram: 15 ações fundamentais
Parte 3
O que ninguém te conta sobre engajamento
O engajamento é a métrica mais importante para um perfil no Instagram hoje. Ele nos traz informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo.
Ele é o termômetro que mostra se suas publicações são interessantes, se está postando nos melhores horários e se quem te segue realmente é o melhor público-alvo para sua marca.
Sem esforço para melhorar o engajamento, seus posts e Stories perdem a visibilidade e o que você produz com esforço se torna quase invisível no Instagram. Não é essa realidade que você busca, não é mesmo?
O segredo é entender o engajamento e se comprometer em fazer o que compartilhamos aqui. Assim é possível melhorar a interação dos usuários e ainda criar postagens ainda mais relevantes para seus seguidores.
Engajamento: o que é?
Engajamento são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais. Isso se aplica ao Instagram também, seja nos Stories ou no feed.
São formas de engajamento no Instagram:
Todas estas ações são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo daquele perfil.
E quando o engajamento é considerado bom?
É normal que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Afinal, mesmo sendo seguidores que têm as características do seu público ideal, as pessoas chegaram por meios diferentes no seu perfil e com necessidades diferentes ao acompanhar seu conteúdo.
Pessoas podem ter chegado quando seu perfil foi mencionado por um influenciador, enquanto outro grupo veio por uma hashtag do seu nicho, por exemplo. Em ambos os casos, os novos seguidores gostaram do seu conteúdo. No entanto, eles terão maior interesse por temas diferentes dentro dos assuntos sobre os quais você posta.
Isso significa que você nunca poderá agradar todo mundo. E tudo bem! Mas é por isso que quanto mais seguidores, menor o percentual de engajamento: sua audiência vai se tornando menos homogênea.
De todo modo, vale você observar se seu engajamento no Instagram está realmente bom considerando estes percentuais e o que eles apontam:
Menor que 1% = engajamento baixo
Entre 1% e 3.5% = engajamento médio
Entre 3.5% e 6% = engajamento alto
Mais que 6% = engajamento excelente
Os números acima representam médias, mas é claro que isso pode variar de acordo com o seu nicho.
A dica é você olhar para seu conteúdo de maior engajamento e procurar sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele. Afinal, se você conseguiu uma vez, pode chegar lá novamente ou superar esse número.
Por que engajamento é tão importante?
“Não podemos postar somente pelas curtidas e comentários. Isso são métricas de vaidade.”
Você já deve ter lido ou ouvido alguém dizer isso, já frustrado com a falta de interações nos posts e nos Stories.
De fato, postar SOMENTE pelas curtidas não tem nada de estratégico para sua marca e não vai levar o seu negócio a lugar nenhum.
No entanto, sem esse engajamento no Instagram o seu conteúdo perde relevância dentro da rede social. Quando seus Stories e posts no feed recebem poucas interações, o Instagram mostra seu conteúdo para menos pessoas na rede social. Isso ocorre porque, na interpretação do algoritmo do Instagram, seu conteúdo não gera interesse.
E se seu conteúdo não é interessante, o Instagram não tem porque mostrá-lo. Afinal, mostrar algo que não faz sentido para os seguidores pode prejudicar a experiência desse usuário na rede social.
Caso suas publicações não apareçam, não receberão interações e passam a aparecer menos ainda. Assim, fica difícil ter bons resultados em lançamentos, vendas e outros objetivos.
Aí seu conteúdo vai estar entre os 70% que não são vistos no Instagram. O que significa esforço desperdiçado.
Mas o algoritmo do Instagram é mesmo o grande vilão causador do seu baixo engajamento?
É verdade que o algoritmo do Instagram dificulta o engajamento?
Todo mundo culpa o algoritmo pela falta de engajamento no Instagram.
Nós discordamos disso e agora eu vamos te explicar o porquê:
Motivo 1, o algoritmo faz parte do Instagram e é fundamental para a plataforma entregar uma boa experiência ao usuário. Ele está aí e é preciso lidar com seu funcionamento;
Motivo 2, curtidas, comentários, compartilhamentos, tempo para observar aquela informação só irão aparecer se seu conteúdo for muito bom para a pessoa que estiver na rede social. Não adianta pensar em como aquela informação pareceu útil e em quanto você se esforçou para produzir aquilo. A verdade é que seu conteúdo tem que ser muito bom e ainda chamar a atenção no espaço concorrido que é o Instagram.
Então, não deixe essa crença de que o algoritmo é o culpado por limitar seu trabalho de marketing no Instagram.
Em vez de bater de frente com ele, lute para fazer o que seu público vai amar.
É preciso ficar claro que o algoritmo faz com que suas publicações alcancem apenas uma parcela dos seus seguidores. E dentre as pessoas alcançadas, um percentual desse total é que vai interagir com o conteúdo.
Portanto, aumentar o engajamento no Instagram é um trabalho de 2 etapas: trazer mais usuários à publicação e fazer com que esse conteúdo seja bom o suficiente para essas pessoas a ponto de fazê-las agir.
A partir de estudos e testes, selcionamos neste material somente o que funciona para gerar essas interações.
Mas alertamos que é muito importante que combine várias dicas apresentadas e acompanhe o impacto que essas ações trarão ao seu perfil.
Dito isso, aplique as boas práticas a seguir hoje e veja a diferença no engajamento!
Parte inferior do formulário
1. Use hashtags que façam sentido
As hashtags são os hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca, clicarem na hashtag e irem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.
O conselho de ouro aqui é não usar as hashtags levianamente. O ideal é usar uma hashtag quando ela for relevante e quando ela descrever o post de algum modo.
Posts no Instagram com pelo menos uma hashtag tem 12.6% mais de engajamento do que aqueles que não têm nenhuma.
Uma hashtag relevante usada em um conteúdo que não traz o mesmo contexto fará as pessoas visualizarem e irem embora sem interagir, já que as expectativas sobre o que ela encontraria não foram atendidas.
Isso tira a relevância da sua publicação para aquela hashtag, o que não irá trazer visibilidade e nem engajamento.
2. Envie seu conteúdo para perfis estratégicos
Esta é uma ótima forma de dar visibilidade a seu conteúdo, mas ainda pouco explorada!
Funciona assim: ao publicar no feed ou no Instagram Stories, pense: para quais perfis esse conteúdo seria relevante? Esse conteúdo complementa as informações compartilhadas do perfil para qual estou encaminhando?
Assim, após avaliar para quem você pode mandar a publicação, envie-o por mensagem direta!
Lembre-se que o perfil estratégico só irá compartilhar seu conteúdo se ele não te ver como concorrente. Portanto, envie aquilo que soma ao que o perfil já diz.
Caso seja uma publicação sua seja repostada ou indicada pelos Stories em um perfil do mesmo segmento, as chances de engajamento são altas.
3. Não se esqueça da geolocalização
Adicionar um local para cada foto e vídeo postado no feed, bem como usar um sticker de local nos Stories, aumenta a visibilidade do seu conteúdo.
No caso dos posts no feed, toda vez que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados.
Posts com geotag tem até 79% mais engajamento comparado aos que não tem.
Nos Stories, essa função permite que a publicação seja mostrada como Stories daquele local.
Lembre-se que quanto mais específico você for na localização melhor, porque mais sentido esse conteúdo fará para as pessoas. Um bom exemplo é usar o nome da praça onde a foto foi feita, em vez do nome da cidade.
4. Mencione outros perfis
Mencionar outros perfis é mais uma oportunidade de ganhar visibilidade e de receber interações caso a pessoa comente ou compartilhe seu conteúdo para a audiência dela.
Mas taguear um outro perfil na foto, na legenda ou nos Stories só é válido se você está realmente mencionando aquele perfil ou se quer que aquela pessoa responda algo. Do contrário, estará fazendo spam.
Então, seja criativo e faça publicações que tragam temas que outras pessoas queiram compartilhar e comentar.
Você pode, por exemplo, fazer um post no feed falando de alguma notícia atual e mencionar perfis que você gostaria que contribuíssem com a discussão. Mas lembre-se que, além de mencionar, é preciso ser claro sobre a ação que espera deles.
Sabe aquela estratégia de criar desafios? Quem cumpre o desafio sempre menciona outros perfis e diz “@perfil1 e @perfil2, desafio vocês a também falarem sobre isso”. Esta é outra ótima ideia para gerar essas menções e ganhar visibilidade e engajamento.
5. Publique nos melhores horários
Nas “Informações” do Instagram é possível verificar quais são os horários e dias da semana em que um maior número de seguidores está online. Essa informação ajuda muito a descobrir quais são os períodos em que as chances de engajamento aumentam.
Mais seguidores online, significa que mais pessoas podem ver seu conteúdo e, portanto, maior pode ser o engajamento.
Essa simples ação faz bastante diferença! E a melhor maneira de se comprometer com ela é programas posts.
Há plataformas que fazem a postagem por você permitindo que não fique sem conteúdo nesses horários estratégicos para aumentar o engajamento. Basta agendar!
6. Pergunte à audiência
Os seus seguidores e até quem vai eventualmente ao seu perfil fica feliz em demonstrar que tem conhecimento, acredite!
Portanto, tanto no feed quanto nos Stories, você pode perguntar aos seguidores sobre dicas de algum lugar, quem já fez determinada coisa, quem sabe onde encontrar certa informação.
Pode testar: as pessoas respondem bastante. E isso é engajamento!
7. Responda às mensagens diretas e aos comentários
Perguntas e opiniões que chegam devem ser respondidos sempre. Afinal, são ótimas oportunidades para que o usuário siga interagindo e gerando mais engajamento.
E se você quiser dar continuidade a um tema e estimular que quem comenta siga comentando, responda mesmo! O que significa explicar em vez de simplesmente colocar alguns emojis.
8. Comente nas publicações no feed e nos Stories com objetivo
É bem importante que sua marca seja notada no Instagram. Além de usar plataformas para otimizar seu tempo e agir de forma eficiente, é preciso comentar manualmente também.
Mas essa interação precisa ter um objetivo para que consiga fazer com que o usuário engaje com seu conteúdo. É preciso comentar complementando sua contribuição com coisas como “no meu perfil também trato sobre isso” ou “acabei de escrever sobre o assunto x e sei que é um expert. Poderia deixar sua opinião no post que acabei de fazer?”.
A dica aqui é comentar a publicação com o objetivo de trazer pessoas e fazê-las engajar.
Sim, essa é uma ação manual que nenhum profissional que trabalha com Instagram conseguirá fazer em larga escala e nem todos os dias. Portanto, execute essa ação para publicações que são extremamente estratégicas para sua marca e que seja muito importante dar visibilidade a elas.
9. Reposte nos Stories conteúdo de outros perfis
Dando os devidos créditos às publicações, repostar é uma ótima estratégia para gerar engajamento. Isso ocorre porque é algo positivo para o perfil repostado que, normalmente, interage de volta.
E lembre-se sempre de avisar ao perfil que irá repostar algo dele. Assim, essa ação não passará despercebida.
Você pode repostar conteúdo de perfis que tem coisas bacanas para o seu nicho e não são concorrentes, mas também de seguidores. Também dá para repostar o que seus seguidores publicaram usando a hashtag da sua marca.
10. Utilize os recursos interativos dos Stories
O Instagram Stories é excelente para engajamento porque tem muitos recursos que estimulam a ação.
Enquetes e perguntas, por exemplo, são muito úteis. No entanto, é essencial que você saiba usá-los de modo que sua audiência goste e fique sempre interessada ao ver que seu perfil tem novos Stories.
11. Invista em boas imagens
Dificilmente haverá engajamento se a sua imagem não for clara o suficiente. Ela precisa contar uma história, ser bonita, ser compreensível, gerar curiosidade, gerar sentimentos ou chamar a atenção.
O Instagram é uma rede baseada em conteúdo visual. Na maioria dos casos, a primeira impressão que temos é aquilo que vemos.
Por que você ainda não está se empenhando em criar as melhores imagens possíveis?
É até irônico que as pessoas queiram engajamento sem se dedicar ao básico do Instagram: conteúdo visual.
Claro que a imagem perfeita varia de acordo com o público, mas existem regras gerais sobre o que funciona:
12. Escreva legendas maiores
Como contamos, o tempo que a pessoa passa com a timeline parada em um post sinaliza engajamento para o Instagram.
Algo que contribui para aumentar esse tempo são legendas maiores.
Você pode contar sobre como a imagem foi feita, passar informações, fazer análises ou o que mais seu público apreciar.
E textos nos Stories também têm o mesmo efeito: o usuário irá segurar a tela para pausar os 15 segundos.
13. Publique vídeos no feed
Publicar vídeos no feed também colabora para que os seguidores fiquem mais tempo observando seu conteúdo.
Cuide para que o vídeo seja leve e já gere interesse logo nos primeiros segundos.
14. Produza conteúdo sobre algum tema que esteja em alta
Interações e compartilhamentos de posts e Stories também têm a ver com a compreensão das pessoas sobre aquela publicação.
Temas que estejam em alta no momento, como determinada notícia, sempre geram engajamento. Se tiver alguma informação exclusiva ou complementar, funciona ainda melhor porque isso possibilita mais menções e compartilhamentos.
15. Traga informações úteis
Informações úteis são compartilháveis.
É por isso que perfis no Instagram que tem dicas de saúde, beleza, viagens e carreira fazem tanto sucesso. Eles geram informação relevante para os seguidores e, portanto, as pessoas mencionam umas às outras e repassam o conteúdo.
Boa informação significa engajamento e visibilidade juntos para seu perfil!
Um dos motivos de termos criado esse post é o de que ainda existe muito conteúdo superficial sobre engajamento.
Para engajar seus seguidores é preciso muito mais do que seguir algumas dicas que podem fazer com que você vire o jogo e aumente as interações. Se fosse simples, ninguém mais sofreria com a falta de engajamento no Instagram.
Se quiser aumentar o engajamento, também é necessário que trabalhe e defenda os 4 princípios a seguir.
Sabe por que um perfil pessoal no Instagram, no qual os seguidores são amigos e familiares, tem uma excelente taxa de engajamento?
Por que todos ali se interessam pelo conteúdo daquele perfil.
Essa é uma regra básica, mas muito ignorada.
Você precisa ter seguidores que gostem da sua marca e do seu conteúdo. Somente assim, seu perfil terá engajamento e ainda mais seguidores interessados.
Veja os exemplos abaixo
Uma médica obstetra vai querer seguidoras mulheres que estejam pensando em ter filhos ou estejam grávidas. Um blog de cultura nerd e games irá ser ótima fonte de informação para o público masculino que tenha entre 25 e 30 anos.
Percebeu que há um alinhamento do público ideal (para quem seu perfil produz no Instagram) com o conteúdo? Este precisa ser um ponto de atenção a todo momento.
E para atrair os seguidores certos é preciso que deixe claro o que tem naquele perfil. Para isso, é necessário escolher bem a imagem de perfil, a biografia do Instagram, os temas-chave que você irá trabalhar e a identidade do seu conteúdo.
É uma questão de construção da sua imagem no Instagram.
Se fizer isso de maneira errada, terá seguidores com baixo engajamento e que nunca irão realizar vendas.
Por isso não cansamos de explicar que aumentar o número de seguidores é importante sim. Mas não haverá qualquer resultado se essas pessoas não forem seu público ideal.
Engajamento é sobre fazer com que as pessoas reajam a seu conteúdo. Para que elas façam isso de forma constante, é preciso que elas se sintam parte daquilo, que elas tenham familiaridade com cada publicação.
Parece complexo, mas a ideia por trás da ação é simples.
Seus seguidores precisam se identificar com seu conteúdo e com os demais seguidores que estão ali. Isso gera respostas de seguidores para seguidores nos comentários e muito mais compartilhamentos.
Isso também dá liberdade para que mais pessoas comentem. Uma vez que alguém vê demais comentários na mesma linha, fica fácil ter vontade de comentar também.
Você pode seguir todas as dicas desse post mas se o visual e a mensagem da publicação não forem atrativos, não haverá engajamento.
Portanto, seu esforço está em gerar bom conteúdo e não em criar engajamento.
Engajamento é consequência.
Público, conteúdo ou número de seguidores são só uma parte do que marcas consideram importante hoje em dia na contratação de influenciadores digitais.
Atualmente, as empresas contratantes se preocupam com o engajamento no Instagram. Ele é prova de que os seguidores do influencer são reais, a comunidade é forte, o público é desse nicho e o conteúdo que ele produz tem relevância.
Portanto, ele é indispensável para quem usa a internet como fonte de renda.
Acredito que a resposta seja sim!
E como te mostramos hoje, aumentar o engajamento no Instagram é possível.
O algoritmo não pode ser uma desculpa. Afinal, engajamento nada mais é do que uma consequência do alinhamento entre seu público e o que seu perfil tem a oferecer. Se leu o material completo, está pronto para mudar a realidade no seu Instagram. Basta colocar em prática!