2019 foi o ano do e-commerce no Brasil. O setor já vinha crescendo em 2018, e neste ano superou em 12% a marca do ano anterior. Sem dúvida, é a hora e a vez das lojas virtuais, mas, para aproveitar essa onda, é preciso estar atento às tendências do e-commerce para 2020!
Uma das modalidades de lojas virtuais que mais teve crescimento de vendas nesse ano foi o marketplace. Segundo a pesquisa da UPS, 95% dos brasileiros utilizaram marketplaces para realizar suas compras online.
Diferentemente das lojas virtuais próprias, os marketplaces são e-commerces que vendem produtos de fontes distintas, como a Amazon. Com essa opção, as vendas online tendem a crescer ainda mais em 2020.
O mercado de vendas online está mudando e, para que sua loja virtual não fique para trás, veja quais são as principais tendências do comércio eletrônico para 2020!
Como já ficou claro, o marketplace é uma das grandes tendências no mercado de e-commerce em 2020. A participação dessas megalojas, que já é grande, tende a aumentar ainda mais.
A grande vantagem para quem tem sua própria loja na web é poder diversificar o local das vendas online. Ao colocar seus produtos num dos grandes marketplaces disponíveis, como Lojas Americanas, Submarino e Amazon, você aproveita a autoridade que esses sites têm no mercado para potencializar seus resultados.
Com a popularização dos smartphones é natural que o acesso aos e-commerces seja feito, em grande parte, através dos dispositivos móveis. Ter um site ou loja virtual adaptado e responsivo em plataformas mobile é essencial para atender à essa larga fatia do mercado. Não tem nada mais inconveniente que tentar acessar um site no celular e ele não ter versão mobile!
Seguindo essa tendência de colocar sua loja na mão do consumidor, adotar um sistema de serviço omnichannel se torna vital. No mercado online, o consumidor é quem manda, por isso integrar diversos canais de atendimento e vendas atrai mais compradores, ainda mais quando há a oportunidade de começar a venda em um canal e terminar em outro sem interferências no processo.
A ideia de um sistema omnichannel é oferecer todos os caminhos para o cliente chegar até seu produto, seja em loja mobile, marketplace, canal de vendas pelo telefone e loja física.
Na esteira do atendimento via mobile, transformar seu e-commerce numa experiência personalizada é uma grande vantagem. Ir além de um site adaptado e oferecer seus produtos e serviços por um aplicativo próprio dá ao consumidor uma experiência ainda mais confortável.
Isso porque os aplicativos de venda costumam ser mais simples e de carregamento mais rápido que os navegadores mobile. Com alguns toques no aplicativo, o cliente já pode efetuar uma compra.
Mas é preciso sempre estar atento. Integre o aplicativo da sua loja à um sistema omnichannel para um serviço mais completo.
Outra tendência do e-commerce é integração de dispositivos. Oferecer seus produtos no maior número de canais é ótimo, mas pode trazer o risco de perda de controle do fluxo de vendas.
Incorporar um sistema de integração das plataformas que você utiliza possibilita mais controle e otimização, além de deixar a rotina dos profissionais que acompanham o desempenho do e-commerce mais fácil e intuitiva.
Essa integração abre espaço para a utilização de Inteligência Artificial na automação dos processos do seu e-commerce. Assim, você ganha tempo e dá agilidade à sua loja virtual, não importa como seu cliente faça o acesso.
A expansão do uso de Inteligência Artificial nos dispositivos pessoais, principalmente para ferramentas de busca, aponta para a necessidade de uma estratégia específica para isso.
Com a chegada dos assistentes pessoais, como a Alexa da Amazon, as compras por voz tendem a crescer ainda mais. É preciso preparar seu e-commerce para essa nova tecnologia, para garantir uma experiência de compra perfeita.
Criar um mecanismo de compra automática integrada a uma IA na sua própria loja é uma solução ousada, chamativa e que pode dar ótimos resultados.
Não é segredo para ninguém o poder que os influenciadores digitais têm, e cada vez mais, utilizar essa forma de divulgação se é uma tendência no e-commerce. Com milhões de seguidores, o que eles dizem é ouvido diretamente por esse público. Colocar seu produto na mão de uma dessas celebridades digitais é aumento certo nas vendas.
Mas a chamada venda social vai além do post pago no feed dos seus potenciais clientes. Criar uma estratégia de marketing de prova social torna a experiência de compra do seu produto muito mais pessoal. O tipo mais simples de prova social é o review no site da sua loja ou em sites especializados.
Criar ferramentas de compartilhamento de reviews, fotos e posts sobre seus produtos feitos por clientes dentro do seu feed é uma ótima opção para personalizar o marketing de acordo com o seu público alvo.
Proporcionar um atendimento ágil ao seu cliente é primordial para uma boa experiência de compra e pós-compra. Pensando nisso, a adoção de atendimento inteligente ou assistentes virtuais tem aumentado no setor do e-commerce.
Implementar um chatbot para auxiliar o consumidor durante a compra ajuda a otimizar o atendimento e diminui o fluxo de solicitações que antes teriam que ser atendidas uma a uma. Outra boa opção é adicionar uma página de FAQ (Frequently Asked Questions) à sua loja virtual, assim você evita ter que sanar dúvidas simples e repetidas.
Mapear sua cartela de produtos para entender quais são propensos a compras sucessivas pelos clientes te dá a opção de implementar um sistema de compras recorrentes.
Isso porque pode ser maçante ter que repetir todas as etapas a cada nova compra. Portanto, criar clubes de assinatura em que o processo de compra e envio é automatizado é uma ótima oportunidade de colocar seu e-commerce na frente e conquistar novos clientes pela comodidade.
Estar ligado nas novas tecnologias disponíveis no mercado é tarefa obrigatória de qualquer empreendedor que quer ter sucesso. No setor do e-commerce, a ideia de proporcionar uma experiência completa para o consumidor ganha cada vez mais espaço.
Nesse sentido, a implementação de ferramentas de realidade virtual e aumentada fazem a diferença. Com elas você consegue dar ao cliente uma forma de visualizar e testar o produto sem comprá-lo. Um exemplo é dar a opção de ver como um item de decoração fica na sala da casa do comprador.
Com a realidade virtual, você consegue criar ambientes totalmente digitais em que pode simular a experiência do produto para o consumidor. Já com a realidade aumentada você combina o digital e o real, colocando seu produto no ambiente em que ele vai ficar ao ser comprado.
Um campo promissor nas vendas online é o da análise de dados. Ao processar uma grande quantidade de dados de clientes e público alvo é possível prever o que eles querem e quando querem.
Associado à Inteligência Artificial, uma ferramenta de análise de dados poderosa pode observar taxas de conversão, abertura e engajamento e gerar resultados personalizados para cada cliente. Um exemplo é uma newsletter específica para cada cliente, com conteúdos gerados por IA.
Além disso, uma ferramenta como essa pode automatizar a precificação dos seus produtos. A chamada precificação dinâmica garante a lucratividade diante das flutuações do mercado.
Além de angariar e fidelizar clientes, criar canais de comunicação inteligente, automatizar processos de vendas, é importante também pensar a logística e entrega do seu produto.
Diversificar o método de recebimento é um bom caminho. Incluir pontos de retirada permite ao cliente reduzir o custo de frete ao buscar o produto numa loja física. Além disso, integra a experiência online e offline do consumidor com a sua marca.
Outra aposta para 2020 que pode fazer seu e-commerce bombar é o Next Day Delivery. Introduzido pela Amazon, a ideia é realizar a entrega do produto no dia seguinte à compra. Pode parecer impossível, mas não é.
Aqui, o importante é planejamento e investimento bem pensado. Começar localmente, ofertando essa modalidade de entrega num raio próximo do seu estoque é uma boa pedida. Para ampliar, o ideal é realizar parcerias estratégicas.
E aí, o que achou das principais tendências do e-commerce para 2020?